Home Artigos

Artigos

Estamos sempre ás voltas com a expressão "dieta balanceada", porém nem sempre sabemos exatamente o que esta dieta vem a ser.

Aqui se encontram as informações básicas sobre os assuntos que envolvem uma dieta balanceada, com as quais você pode planejar melhor sua alimentação e a de sua família.



Dra. Claudia Todescan – Cirugiã Dentista

Tratamento de Pacientes portadores de Apnéia e Ronco:

Por: Dra. Claudia Todescan – Cirugiã Dentista

É importante saber que nem sempre o ronco é apenas um barulho desagradável que perturba quem dorme ao lado. Muitas vezes ele está associado a outros distúrbios do sono, com conseqüências importantes para a saúde. Um destes distúrbios é a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutivas do Sono ou SAHOS.

Leia mais...
 

Dr. Dan Oizerovici - Ortopedista

Atrose

Por: Dan Oizerovici - Ortopedista

O alerta é do ortopedista Dan Oizerovici, do Hospital Israelita Albert Einstein, que afirma que, em algum momento da vida, as pessoas poderao ter artrose. Algumas medidas são essenciais para tratá-la.

Conhecida também como osteoartrose, a artrose é a forma mais comum da artrite e pode ser definida como um processo de desgaste da cartilagem (partes do corpo que permitem a mobilidade dos ossos). Ela pode acontecer sem causa aparente ou pode ser conseqüência de desvios de eixo, decorrentes de uma fratura nos membros inferiores.

Leia mais...
 

Dr. Franz Burini – Medicina do Esporte

Esporte é saúde... Será?

Por: Franz Burini (CRM 106.509) – Medicina do Esporte

Têm-se observado nos últimos anos exacerbação do culto ao corpo, muitas vezes abrindo-se mão da saúde, por procedimentos cirúrgicos ou medicamentosos sem indicações consensuais para tal. Sabe-se, hoje em dia, que o estilo de vida ativo é imprescindível para um melhor controle terapêutico de doenças como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus (principalmente o tipo 2), dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol sanguíneo), obesidade e até alguns tipos de tumores. O estilo de vida ativo compreende não só frequentar academia, mas também priorizar a caminhada como meio de transporte, quando plausível, utilizar menos elevadores, se movimentar durante o lazer (como dança, por exemplo).

Leia mais...
 

Dr.Gustavo D. Magliocca – Medicina do Esporte

SEDENTARISMO

Por: Gustavo D. Magliocca – Medicina do Esporte

Considerada a doença do próximo milênio, o sedentarismo caracteriza-se por um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna.

Com o avanço da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais por facilidades automatizadas, a evolução do Homo sapiens até então justificada pela Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, atualmente admite-se seguir a Teoria da Lei do Mínimo Esforço.

Leia mais...
 
Página 2 de 5